Posted by : OnBoard Group terça-feira, 30 de abril de 2013

Vivemos dias de grande consumo, consumimos os comerciais, seus produtos e serviços oferecidos, mas e entre eles o que existe?  Existe você!
Aí você me pergunta: - Como assim? Eu sou o intervalo do intervalo comercial?

Sim, você é o conteúdo. Todo produto televisivo é gerado porque existe um público alvo que através de pesquisas é delimitado por faixas etária, de gênero e região.

Com o avanço da tecnologia esse público tem interagido cada vez mais o conteúdo que mais lhe agrada, seja via telefone, e-mails ou comentários em sites.
A Tv 2.0 vem para trazer uma nova interação, que se faz de forma direta, através de comentários em tempo real por ferramentas disponibilizadas pelas próprias emissoras.


Hoje como podemos ver nas WebTvs (que já são uma realidade) é algo que o futuro aguarda para as emissoras que são transmitidas diretamente para o televisor de sua casa, com a chegada das SmartsTV que traz para o conforto do seu sofá o conteúdo via internet e sinal de canais pagos ou abertos, com a legislação afunilando as emissoras analógicas à buscarem a digitalização, o resultado será a interatividade maior.

O futuro das novas tecnologias é aproximar cada vez mais o consumidor e torná-lo produtor, como o YouTube por exemplo, onde você pode criar seu próprio canal de vídeos e publica o conteúdo que desejar. Trabalhando a segmentação através de redes sociais, de compartilhamento de assunto específicos pelo público que você quer abordar. Nesta linha de pensamento entra a crossmídia, onde no Youtube os antes anônimos Felipe Neto e Pc Siqueira que entraram no mercado como usuários e produtores de conteúdos através do youtube, emissoras lhes deram programas diante do grande sucesso em redes sociais, Felipe Neto na Multishow e PC Siqueira na MTV.

Para alguns eles seguiram o caminho inverso, mas não, estão trabalhando com o público de conteúdos da internet na televisão, como muitos programas televisivos trabalham a internet como ponto de acesso para agregar público com um pós programa, exemplo do CQC que trabalha o CQC 3.0, onde alguns integrantes do programa vão para um chat com os internautas, após o termino do programa transmitido pela emissora, tendo assim uma interação direta com seu público. Alguns Programas da Rede Globo já trabalham com trechos dos programas exibidos na internet, como resumo de novelas, entrevistas.

Mas na webtv Tv ABCD isso já é uma realidade há algum tempo, onde se fez necessário ter a informação ativa e direta, através de dicas, informações e trechos de seus programas.
Outro ponto importante da fusão de consumidor e produtor de conteúdo é a transmidia, que traz a narrativa de seriados, animes ou filmes para uma outra realidade, como jogos, vestuário, e até mesmo na forma de Cosplay, onde pessoas se vestem e agem como os personagens de suas histórias preferidas, criando assim um novo universo para o produto.

Faz com que se tenham a necessidade de novos produtores, pessoas com ideias baseadas nessa nova realidade que vivemos. E para os profissionais que já estão no mercado é de suma importância que consigam perceber essa mudança, e que tenham em mente que hoje não se faz mais conteúdo sozinho, e sim se produz em conjunto com outras pessoas. Cultura cultivada pela difusão da cultura hacker ou colaborativa que se firmou através da chegada das redes sociais junto com a inclusão digital. O mercado espera dos profissionais que trabalhem a narrativa de forma que agregue cada vez mais público.

Caso você não conheça uma WebTv confira o vídeo e entenda um pouco mais sobre essa forma de produzir conteúdo.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Facebook

Categorias

Postagens populares

Marcadores

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © OnBoard Group -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan - Editado por: OnBoardGroup