- Back to Home »
- Internet Freedom Day , SOPA , Stop Online Piracy Act. »
- SOPA - e a liberdade na Internet
Posted by : OnBoard Group
segunda-feira, 15 de abril de 2013
No dia 18/01/13 fez um ano que mais de 115 mil sites em todo o mundo saíram do ar por um dia em protesto ao projeto de Lei SOPA– Stop Online Piracy Act .
Um projeto de lei de autoria do republicano Lamar Smith, que visava combater a pirataria online, vigorando uma censura que qualquer site/rede de compartilhamento que violassem as normas da Propriedade Intelectual dos Estados Unidos poderiam ter o encerramento dos serviços e banimento de provedores de internet, sistemas de pagamento e anunciantes em nível internacional e penas de até 5 anos de prisão por compartilhar conteúdo pirata.
As emissoras de TV, gravadoras de músicas, estúdios de cinema e editoras de livros, apoiaram o SOPA, já que se sentem lesadas com a livre distribuição de filmes e músicas na web, principalmente em servidores internacionais. Já empresas de tecnologia como Google, Facebook, Wikipedia, alegam que o SOPA poderia estabelecer mecanismos formais de censura na web.
O projeto de lei seria votado no Senado dos EUA no dia de 24 de janeiro de 2012, mas saiu da pauta após reivindicações, veja os números:
- 10 milhões de assinaturas em petições online no mundo todo;
- 115 mil sites participaram do “Apagão da Internet” (o SopaStrike), incluindo aí gigantes como o Google, Reddit, WordPress, Wikipedia, Wired e Tumblr, exibiram mensagens como esta em luto contra o SOPA no lugar de suas atividades principais:
- 1 bilhão de pessoas impactadas pela mensagem “STOP SOPA” promovida pelo apagão;
- Mais de 2 milhões de tweets falando do #sopa.
O projeto foi vetado pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e segundo o próprio criador da proposta, S. Lamar, o congresso precisa analisar melhor a forma de abordar o assunto. Mas eles ainda tentarão passar leis contra a pirataria, porque “a pirataria é um problema severo nos EUA e no mundo, e deve ter alguma solução”.
Internet Freedom Day
A ong americana Fight For The Future, chamou os internautas do mundo todo pra celebrar todo dia 18 de janeiro.
No Brasil, o site YouPix.com, que promove o maior festival de cultura de internet no Brasil, já colocou a data para o seu Calendário Oficial Nerd.
A ThunderClap sugeriu que os internautas divulgassem no dia 18/01/13 a seguinte mensagem em suas redes sociais “Há um ano, a interwebz se uniu pra lutar por sua liberdade. Hoje, comemoramos oficialmente o #InternetFreedomDay.
Sites pesquisados: